sábado, 1 de outubro de 2011

Simulado de Anatomia Geral

Olá olá olá...
Tudo bom pessoal? Sejam bem vindos ao nosso blog. Eu (Alana), Laryssa e Wenderson estamos aqui pra tentar simplificar e facilitar um pouco os estudos da anatomia para vocês. Sintam-se a vontade para nos enviar questões, dúvidas, curiosidades, criticas, enfim, queremos ver a participação de vocês. E pra começar a incrementar... aqui vai um pequeno simulado de anatomia geral. Beijo e divirtam-se.


        1º) Sobre a localização das valvas cardíacas julgue verdadeiro ou falso:
 
        (  ) A válvula mitral está localizada no óstio atrioventricular esquerdo.
        (  ) As válvulas semilunares formam uma valva no ostio atrioventricular direito.
        (  ) As válvulas cúspides formam a válva semilunar.
        (  ) A valva tricúspide está localizada no óstio atrioventricular direiro.
        (  ) A valva mitral é formada por duas válvulas semilunares.
        (  ) A valva articular são duas: tronco pulmonar e aortica.

         2º) Sobre os vasos da base cardíaca assinale a alternativa CORRETA:

a)A arteria aorta se ramifica em artéria subclávia direita e esquerda, e artérias jugulares somente.
b)      A artéria cava superior possui duas veias braquiocefálicas.
c)As veias carótidas comuns partem diretamente da aorta.
d)      A veia cava superior se ramifica gerando duas veias braquiocefálicas.
e)A artéria do tronco pulmonar se ramifica em artérias pulmonares.

3°)    Assinale a alternativa incorreta:
a)                 A epiderme não possui vasos sanguíneos, se nutrindo a partir da derme através do processo de difusão.
b)                 As duas camadas mais profundas da pele são derme e hipoderme.
c)                  As células da epiderme possuem sua origem na lâmina basal.
d)                 A camada transaparente só está presente em algumas áreas do corpo, como palmas das mãos, plantas dos pés, joelhos e cotovelo.
e)                 Na camada granulosa da epiderme inicia-se o processo de queratinização.


4°)     Assinale a alternativa correta:
a)                  A glândula sudoripara típica elimina sua secreção no folículo piloso juntamente com a glândula sebácea.
b)                 A secreção da glândula sudorípara típica é grande e se enovela na hipoderme.
c)                  A glândula sebácea localiza-se no final do folículo piloso, onde elimina sua secreção.
d)                 A glândula sudorípara atípica é uma glândula superficial e pequena na hipoderme.
            e)          Na hipoderme é possivel encontrar corpusculos nérvosos que são responsáveis pela percepção das sensações de frio, calar, queimação etc.

 5°) Julque os itens à seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F):
(    ) As aponeuroses possuem formato arredondado, ao passo que tendões se assemelham à lençóis, que recobrem uma superfície muscular.
(    ) Quanto ao número de cabeças, um músculo pode ser classificado em: monogástrico, digástrico ou poligástrico.
(    ) O músculo bíceps da coxa é assim chamado porquê possui dois ventres.
(    ) A função principal dos músculos estriados esqueléticos é contrair, sob uma ação vuluntária, possibilitando o movimento dos ossos e, consequentemente, do corpo.
(    ) O quadríceps da coxa é formado pela união dos três músculos vastos (medial, intermédio e lateral) com o músculo reto-femural.
(    ) A gálea aponeurótica localiza-se entre os ventres do músculo digástrico.

6°) Dentre as alternativas a seguir marque a que julgar CORRETA:
a) As articulações sinoviais do tipo plana são articulações retas ou ligeiramente curvas encontradas entre os ossos nasais, chamando-se naso-nasal.
b) A articulação cartilaginosa do tipo sindesmose é composta por cartilagem hialina, sendo encontrada entre os ossos esterno e costela, e esfenóde e occipital.
c) A articulação chamada de gleno-umeral é uma juntura do tipo sinovial esferóide.
d) A juntura do tipo sutura é encontrada entre os ossos do carpo, entre os parietais e entre o temporal e o parietal.
e) A juntura cartilaginosa do tipo sínfise é mais rígida, porém, permite leve movimento para expansão do pulmão.
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
GABARITO

1°) F, F, F, V, F, V
2°) E
3°) B
4º) C
5º) F, F, F, V, V, F
6º) C




segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sistema Articular: Junturas

Olá pessoal !!! Atendendo um pedido mais que especial de um grande amigo, aqui vai um pequeno resumo de junturas tá? É pra você Reginaldo, Sinto falta da turma da Ed. Física...


Bem, vamos lá...

Sendo nosso corpo composto por vários ossos independentes, é necessário que haja uma estrutura para ligar um osso à outro. Essa é a função das junturas ou articulações.
Seria impossível executar um movimento se não existisse algo ligando um osso á outro. Movimentos simples como caminhar ou dançar seriam impossíveis de executar, pois desmontaríamos.


                                                      

Existem três tipos de articulações: Fibrosas; Cartilaginosas; e Sinoviais. Cada uma possui suas características e diferenças, anexando ossos nas diferentes partes do corpo.

Articulações Fibrosas

As articulações fibrosas são caracterizadas por possuir tecido conjuntivo fibroso como o "cimento" que vai unir um osso a outro. Elas ainda podem ser classificadas em três: Suturas, Sindesmose e Gonfose.

  • Articulações do tipo SUTURA: São articulações temporárias que desaparecem no decorrer do desenvolvimento humano. Todas elas se encontram no crânio. Dependendo de como se apresentam, podem ser classificadas como:
    • Planas: A articulação e reta ou levemente curva. Localizadas entre os ossos nasais (Art. Naso-nasal).
    • Denteadas ou Serreadas: A articulação se apresenta fazendo um zig-zag no crânio. Localizada entre os ossos parietais, famosa "moleira" aberta quando bebês (Art. Parieto-parietal).
    • Escamosa: Um osso se sobrepõe ao outro semelhante à uma escama. Localizada entre os ossos parietal e temporal (Art. Temporo-parietal).

  • Articulações do tipo SINDESMOSE: São articulações permanentes, caracterizadas como tecido de preenchimento. Quando um osso é muito afastado do outro é necessário que haja um tecido para preencher esse espaço. O tecido que executa essa função é conjuntivo fibroso, caracterizando essa articulação como Fibrosa do tipo sindesmose. Encontramos ela entre o rádio e a ulna (rádio-ulnar, distalmente) e entre a tíbia e a fíbula.
                                                        
  • Articulações do tipo GONFOSE: Articulação presente nos processos alveolares (Dento-alveolar), porém alguns autores, por não considerarem os dente, estruturas ósseas, acabam por incluir essa articulação nas sindesmoses.



Articulações Cartilaginosas

As articulações cartilaginosas, como próprio nome já diz, possuem como material interposto cartilagem. Porém, dependendo do tipo de cartilagem que compõe a articulação, elas poderão ser classificadas em Sínfises e Sincondroses.

Articulações do tipo SÍNFISE: As sínfises são compostas por cartilagens fibrosas (CUIDADO!!! ESTAMOS FALANDO AGORA DE CARTILAGEM) que são mais flexíveis. Uma bem famosa é a Sínfise Púbica, disposta entre os ossos púbicos e que dilata para que haja o nascimento de um bebê. Outro exemplo de sínfise são os discos intervertebrais.
         


Articulações do tipo SINCONDROSE: São compostas por cartilagem hialina, mais rígida que a fibrosa, porém ainda permitindo movimento. Um exemplo dela são as cartilagens costais (Esterno-costal).



Articulações Sinoviais

As articulações sinoviais são caracterizadas por permitirem grandes movimentos. Possuem como material interposto o líquido sinovial. Podem ser: Planas, Em sela, Esferoides, Gínglimo, Condilar, e Trocoide.

Articulações do tipo PLANA: São articulações em que as superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas, permitindo um deslisamento/movimento discreto. Exemplo dela são: a articulação sacro-ilíaca e as articulações entre os ossos do carpo e do tarso.



Articulações do tipo EM SELA: São articulações em que os ossos se encacham no formato concavo-convexo. Essa articulação encontramos entre o trapézio e o polegar.

Articulações do tipo ESFEROIDES: São articulações presentes entre ossos de "cabeça" arredondada, como úmero e fêmur, e suas respectivas cavidades. Exemplos são a glenoumeral e a coxo-femoral.






Articulações do tipo GÍNGLIMO: As articulações do tipo gínglimo funcionam como dobradiças, permitindo movimentos de abre e fecha. Temos elas no cotovelo (Art. úmero-ulnar) e entre as falanges (Art. interfalangianas).

Articulações do tipo TROCOIDE: As articulações do tipo trocoide são aquelas que a extremidade de um dos ossos possui forma cilíndrica, permitindo movimentos de rotação. São exemplos dessa articulação o rádio e a ulna, na sua parte proximal (Art. Rádio-ulnar proximalmente), e a articulação entre o atlas e o axis (Art. atlanto-axial), que permite o movimento de NÃO com a cabeça. 

Articulações do tipo CONDILAR: São articulações em que a extremidade de um dos ossos possui um côndilo (estrutura semelhante a uma "rodinha") que deslisa sobre uma cavidade. Encontramos ela no joelho (lembra dos côndilos do fêmur?), que é chamada de Fêmuro-tibial, temos entre o osso occipital e o atlas (Art. Atlanto-occipital), que permite o movimento de sim com a cabeça; e ainda temos a ATM (Art. temporo-mandibular), fazendo o movimento de abrir e fechar a boca.


Bem, pessoal, espero que tenha sido proveitoso. Dúvidas, entrem em contato com agente. Beijos.



By Alana Lima




quinta-feira, 30 de junho de 2011

Respiração x Ventilação Pulmonar

Para você não ter mais dúvidas!

        

Ø  Ventilação: movimento de gases através de “tubos”;
Ø  Respiração: troca gasosa, acontece de duas formas:
·         Respiração Interna (ou Tecidual): troca gasosa que ocorre nos tecidos – tem relação com a circulação sistêmica;
·         Respiração Externa: ocorre nos pulmões – está relacionada com a circulação pulmonar.

por Laryssa Cardoso
^^

Sistema Respiratório - Órgãos

Órgãos do Sistema Respiratório

·     Nariz e Cavidade Nasal:





O ar entra na cavidade nasal pelas narinas, sendo que antes ele passa pelo vestíbulo nasal cujos pêlos servem como a primeira barreira contra partículas maiores.
A cavidade nasal é revestida por uma mucosa que tem como função aquecer o ar inalado e também reter certas partículas que passaram dos pêlos.
*      NOTA: quando essa mucosa inflama, ela pode se acumular nos seios paranasais, o que modifica o timbre de voz da pessoa, por exemplo, durante uma gripe.





             Na região superior das conchas nasais, sendo estas as responsáveis pelo aumento da superfície de contato da cavidade nasal com o ar, se localiza o epitélio olfatório inervado pelo N. Olfatório, responsável pela sensação de odores.


 ·     Faringe: 
Órgão que participa tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório. É um tubo que se comunica com 3 regiões diferentes:
- Nasofaringe → (comunicação) coanas, conecta a cav. Nasal com a faringe;
- Orofaringe → (comunicação) istmo das fauces, conecta a cav. Bucal com a faringe; Laringofaringe → (comunicação) adito da laringe, conecta a laringe com a faringe.  

·    Laringe
Formada por 6 cartilagens, 3 ímpares e 3 pares:
- Epiglote (ímpar);
- Tireóide (ímpar), forma a proeminência laríngea ou “Pomo de Adão”;
- Cricóide (ímpar);
- Aritenóide (par);
- Corniculada e Cuneiformes (ambas são pares).
É nela onde se localizam as pregas vocais e pregas vestibulares, que quando abertas formam a glote, possibilitando a passagem do ar; ou quando se fecham formando a rima glótica.



·     Traquéia:
Este tubo que dá passagem ao tráfego de gases da laringe aos brônquios (vice-versa) é constituído também por cartilagens, em forma de “C”, elas se mantém unidas através dos ligamentos anelares.


·      Brônquios e Alvéolos (pulmão):
Os brônquios são formados a partir da divisão da traquéia em duas partes: brônquios principais D/E. Estes levam o ar aos brônquios lobares, que se ramificam em brônquios segmentares. Estes se dividem ainda mais, formando os bronquíolos terminais que possuem pequenos sacos, chamados de alvéolos.
Estas pequenas bolsas são consideradas a Unidade Funcional do Sist. Respiratório, por serem responsáveis pela troca gasosa que ocorre nos pulmões – são os alvéolos que dão a característica de esponja ao pulmão, e formam a árvore pulmonar.


por Laryssa Cardoso
^^






Sistema Respiratório

Bem pessoal, temos aqui um sistema essencial para a realização das nossas atividades diárias: o Sistema Respiratório! Até mesmo porque quem aqui consegue passar muito tempo sem respirar? Rss... Pois é, e agora nós vamos conhecer um pouco mais sobre ele.
Primeiramente devemos que entender que todo o suprimento de Oxigênio (fundamental para o funcionamento do metabolismo aeróbico realizado pelas células – como uma das vias para formação do ATP) é feito pelo trato respiratório. É através dele que o ar é levado até os pulmões (na inspiração) e é lançado dos pulmões para o meio externo (na expiração).
Este pode ser dividido em duas porções: (1)  a porção condutora, responsável pela movimentação dos gases no organismo; e (2) a porção respiratória, realiza a troca gasosa propriamente dita.
·         Porção Condutora: Nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia e brônquios;
·         Porção Respiratória: Alvéolos, nos pulmões.
Sendo assim, o ar percorre o seguinte trajeto: para a direita na inspiração, e para esquerda na expiração:
Nariz ↔ cavidade nasal ↔ faringe ↔ laringe ↔ traquéia ↔ brônquios principais (formados a partir da bifurcação da traquéia) ↔ brônquios lobares ↔ brônquios segmentares ↔ bronquíolos terminais (alvéolos).
É através de estruturas do Sistema Respiratório que é possível a vocalização, ou seja, ele é responsável também pela nossa capacidade de falar, cantar e gritar.


por Laryssa Cardoso
^^



O sistema mais gostoso: Sistema Digestório



OI pessoal? Tudo bom?

Bem, falar do sistema digestório não é gostoso, mas também um pouco puxado porem, nada que não possamos simplificar....

Funções do sistema digestório (O nosso sistema Super-Herói):
n
  • Nutrir o organismo assegurando a manutenção de seus processos vitais. 
  • Transformação mecânica e química das macromoléculas em moléculas adequadas para serem absorvidas pelo intestino.  
  • Eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos juntamente com restos de células descamadas da parte do trato gastro intestinal e substâncias secretadas na luz do intestino.  
No sistema digestório acontecem vários processos diferentes, cada um com suas características e particularidades:

Porém: 
qMastigação: Desintegração parcial dos alimentos, processo mecânico e químico. Acontece na boca com o auxílio dos dentes e da saliva.

qDeglutição: Condução dos alimentos através da faringe para o esôfago.

qIngestão: Introdução do alimento no estômago.

qDigestão: Desdobramento do alimento em moléculas mais simples.

qAbsorção: Processo realizado pelos intestinos, principalmente nas porções jejuno e ílio para alimentos, e intestino grosso para reabsorção de água.

Defecação: Eliminação de substâncias não digeridas do trato gastro intestinal. 


Ai, ai... Comer é muito bom né? E no almoço de domingo? Ver a mesa assim:


Ai... é bom demais... Você come muito e ainda repete...
...
...
...
...
porém

                          !!!CUIDADO !!!

A ingestão desnecessária de alimento leva nosso organismo a armazenar o excesso. Em outras palavras...

OI GORDURINHAS...

Componentes do Sistema Digestório:

Os componentes do sistema digestório podem ser classificados em dois tipos:
  • Tubo digestório: Composto por todos os órgãos que juntos formam uma passagem semelhante a um cano, considerado meio externo (boca, faringe, esôfago, estomago, duodeno, jejuno, ílio, intestino grosso, reto e anos).
  • Órgãos Anexos: Órgãos que não compõe o tubo digestório mas, são ligados a este por seus ductos, auxiliando no processo de digestão (glândulas salivares, pâncreas e fígado).

By Alana Lima






n




segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sistema Nervoso - Prática


Oi pessoal!!!!
Para queles que já passaram, nossos sinceros parabéns, esperamos revê-los pelos corredores ou no laboratório mesmo para tirar dúvidas. Mas, para aqueles que não passaram ainda ou estão na final, não desanimem, é só uma oportunidade de vocês estudarem mais um pouco.

Bem, pra vocês, estamos postando um jogo para aprender a prática de nervoso, então ESTUDEM...

SISTEMA NERVOSO

Sulcos e Giros




Sistema Nervoso Hemi-cabeça





http://www.purposegames.com/game/anatomia-snc-2-quiz
http://www.purposegames.com/game/b0434824ed

Nervos Cranianos






http://www.purposegames.com/game/anatomia-snp-nervos-cranianos-quiz




OBS: As peças do jogo são diferentes das do laboratório então atentem-se para essas diferenças!!!