quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sistema Respiratório

Bem pessoal, temos aqui um sistema essencial para a realização das nossas atividades diárias: o Sistema Respiratório! Até mesmo porque quem aqui consegue passar muito tempo sem respirar? Rss... Pois é, e agora nós vamos conhecer um pouco mais sobre ele.
Primeiramente devemos que entender que todo o suprimento de Oxigênio (fundamental para o funcionamento do metabolismo aeróbico realizado pelas células – como uma das vias para formação do ATP) é feito pelo trato respiratório. É através dele que o ar é levado até os pulmões (na inspiração) e é lançado dos pulmões para o meio externo (na expiração).
Este pode ser dividido em duas porções: (1)  a porção condutora, responsável pela movimentação dos gases no organismo; e (2) a porção respiratória, realiza a troca gasosa propriamente dita.
·         Porção Condutora: Nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia e brônquios;
·         Porção Respiratória: Alvéolos, nos pulmões.
Sendo assim, o ar percorre o seguinte trajeto: para a direita na inspiração, e para esquerda na expiração:
Nariz ↔ cavidade nasal ↔ faringe ↔ laringe ↔ traquéia ↔ brônquios principais (formados a partir da bifurcação da traquéia) ↔ brônquios lobares ↔ brônquios segmentares ↔ bronquíolos terminais (alvéolos).
É através de estruturas do Sistema Respiratório que é possível a vocalização, ou seja, ele é responsável também pela nossa capacidade de falar, cantar e gritar.


por Laryssa Cardoso
^^



Nenhum comentário:

Postar um comentário