quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sistema Respiratório - Órgãos

Órgãos do Sistema Respiratório

·     Nariz e Cavidade Nasal:





O ar entra na cavidade nasal pelas narinas, sendo que antes ele passa pelo vestíbulo nasal cujos pêlos servem como a primeira barreira contra partículas maiores.
A cavidade nasal é revestida por uma mucosa que tem como função aquecer o ar inalado e também reter certas partículas que passaram dos pêlos.
*      NOTA: quando essa mucosa inflama, ela pode se acumular nos seios paranasais, o que modifica o timbre de voz da pessoa, por exemplo, durante uma gripe.





             Na região superior das conchas nasais, sendo estas as responsáveis pelo aumento da superfície de contato da cavidade nasal com o ar, se localiza o epitélio olfatório inervado pelo N. Olfatório, responsável pela sensação de odores.


 ·     Faringe: 
Órgão que participa tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório. É um tubo que se comunica com 3 regiões diferentes:
- Nasofaringe → (comunicação) coanas, conecta a cav. Nasal com a faringe;
- Orofaringe → (comunicação) istmo das fauces, conecta a cav. Bucal com a faringe; Laringofaringe → (comunicação) adito da laringe, conecta a laringe com a faringe.  

·    Laringe
Formada por 6 cartilagens, 3 ímpares e 3 pares:
- Epiglote (ímpar);
- Tireóide (ímpar), forma a proeminência laríngea ou “Pomo de Adão”;
- Cricóide (ímpar);
- Aritenóide (par);
- Corniculada e Cuneiformes (ambas são pares).
É nela onde se localizam as pregas vocais e pregas vestibulares, que quando abertas formam a glote, possibilitando a passagem do ar; ou quando se fecham formando a rima glótica.



·     Traquéia:
Este tubo que dá passagem ao tráfego de gases da laringe aos brônquios (vice-versa) é constituído também por cartilagens, em forma de “C”, elas se mantém unidas através dos ligamentos anelares.


·      Brônquios e Alvéolos (pulmão):
Os brônquios são formados a partir da divisão da traquéia em duas partes: brônquios principais D/E. Estes levam o ar aos brônquios lobares, que se ramificam em brônquios segmentares. Estes se dividem ainda mais, formando os bronquíolos terminais que possuem pequenos sacos, chamados de alvéolos.
Estas pequenas bolsas são consideradas a Unidade Funcional do Sist. Respiratório, por serem responsáveis pela troca gasosa que ocorre nos pulmões – são os alvéolos que dão a característica de esponja ao pulmão, e formam a árvore pulmonar.


por Laryssa Cardoso
^^






Nenhum comentário:

Postar um comentário