terça-feira, 3 de maio de 2011

Orientação Anatômica


Olá galera!!! Tudo beleza? Esse blog foi outra maneira de ajudar vocês a estudarem, se comunicarem conosco e, é claro, se apaixonarem pela anatomia pois, realmente é um estudo apaixonante. Eu (Alana) e Laryssa vamos estar sempre postando coisas novas, desde resumos à questionários e até matérias sobre assuntos importantes e interessantes. Receberemos também as ilustres visitas dos outros monitores que nos ajudarão na montagem das matérias e postagens bem legais de suas autorias. Então galera, não deixem de comentar, visitem bastante o blog, mandem-nos perguntas por que o blog foi criado para isso. Beijos...

Pra começar a “brincadeira” vamos relembrar orientação anatômica, pois esse assunto ainda está confundindo alguns na hora da prova então... Vamos lá!!!



 
Anatomia é o estudo da estrutura de um organismo e das relações entre suas partes (SPENCE, 1991). Esse estudo se atenta as células, tecidos, órgãos e, principalmente aos sistemas, tudo isso numa abordagem global. Ou seja, quando se estuda anatomia é necessário ter pelo menos uma idéia do que é a célula, como ela age, para entender como funciona o tecido, que por sua vez vai dar suporte para o entendimento do órgão e, entendendo o órgão monta-se o estudo do sistema.


POSIÇÃO ANATÔMICA


            Ainda tem muita gente com dúvida nesse ponto então, para facilitar, vamos revisar: A posição anatômica é o indivíduo com o corpo alinhado, pés unidos e membros superiores estendidos, com a palma das mãos para frente.
            Em caso de termos para o “deitar” utilizam-se três:

  • Decúbito Ventral: Deitado de barriga para baixo.


  • Decúbito Lateral: Deitado de lado.



  • Decúbito Dorsal: Deitado de barriga para cima.
                                     

E para quem ainda tem dúvida quanto aos planos do corpo (adimito que até hoje tenho, rsrrs) vamos ver com fotinhas, pra ficar mais fácil:

  • Plano Sagital: Aquele que corta o corpo em Direita e Esquerda.

                            
  • Plano Frontal: Aquele que divide o corpo em Anterior e Posterior.

                                                  

  • Plano Transversal: Aquele que divide o corpo em Superior e Inferior.
                                              

Bem galerinha por enquanto é só, espero que tenham gostado e logo logo, agente ta voltando com mais postagens. Beijos...


By Alana Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário