terça-feira, 17 de maio de 2011

Sistema Tegumentar

           

            kkkkkkkkkkk, foi mal , me empolguei na entrada...
         Oi galerinha !!! Primeiramente eu queria me desculpar pela falta de uma das postagens (a sobre os vasos sanguineos). Acontece que essa foi lançada na net a alguns dias, só que por um erro no computador ela foi apagada, então pedimos paciência pois vou tentar refazê-la.
Por enquanto, aqui vai um resumo pedido sobre sistema tegumentar. Ah, ia esquecendo. Ainda está de pé a proposta dos exercícios pelo blog, o problema é que sem a postagem dos vasos, vou ter que fazer outro.




       Bem, o sistema tegumentar estuda a pele e suas estruturas acessórias como pelos, unhas e glândulas. 
    

       Esse grande órgão tem como funções: Sensibilidade, manutenção de temperatura corporal e proteção.
        A pele em si é dividida em duas camadas: Epiderme e Derme.
       A epiderme é a camada mais superficial da pele, sendo composta por tecido epitelial com pouca matriz extra- celular (simplificando: as células são bem juntinhas e com pouco material entre elas). Como é um tecido sem vascularização, se "alimenta" da derme por meio de difusão.
                                                       
       A epiderme é subdividida em cinco camadas, cada uma com sua característica especial. São elas: Camada Germinativa basal;Camada Germinativa espinhosa; Camada granulosa; Camada transparente; e camada córnea.
         Ao passar de uma camada para a outra, as células da epiderme vão se achatando, dando características a camada. 
                             

           A primeira camada da epiderme é a Germinativa Basal (camada mais próxima à derme). Nessa camada acontecem mitoses sucessivas para manter o número de células, já que as produzidas irão morrer ao chegarem as camadas mais altas.

                                   
          A segunda camada é a Germinativa Espinhosa (azul clara na imagem). As células nessa camada já sofreram alteração, estando mais achatadas, em formato de espinhos.
         A terceira camada, a Granulosa ou lúcida, como também é chamada, recebe esse nome por ser nela onde aparecem os primeiros granulos de querato-hialina. Estes vão crescendo até ocupar o lugar do núcleo, o destruindo e, consequentemente, matando a célula.

 Vai ser essa queratina que vai dar a caracteristica de impermeabilidade da pele, ou seja, ela age como se fosse uma capa de chuva nos protegendo...

 


        ... E também quem vai impedir que nos afoguemos ao tomarmos banho...


           Se não tivessemos queratina na nossa pele, seriamos todos semelhantes a esponjas...


             Voltando ao assunto, a quarta camada da epiderme, a camada Transparente, não está presente em todas as áreas do corpo. Encontramos ela apenas em lugares de pele mais espessa como palma das mãos, planta dos pés, joelhos e cotovelos. Essa camada tem como função a proteção da região degamos assim. Ela impede que o atrito cause lesões aos tecidos subjacentes, como no caso dos calos.
             Quando as mãos em movimentos repetitivos causando muito atrito (levantando pesos na academia por exemplo), o organismo responde produzindo mais camada transparente, ou o calo, para proteger aquela região de lesões mais profundas.


              A última camada da epiderme é a Córnea, já composta por células mortas. è a camada que temos contato, e é essa que, quando descama, depois de um banho demorado, chamamos de "grude". 

             Separando Epiderme de Derme, temos um tecido chamado de lâmina basal. Ela tem como função separar tecido epitelial de tecido conjuntivo.
             Comecemos agora a falar da derme. A derme é composta por tecido conjuntivo, ou seja, é bastante vascularizado e rico em matriz extra-celular. Também se divide em duas camadas: A camada papilar e a camada reticular.
      

By Alana Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário