quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sistema Tegumentar (Continuação)

Continuando de onde paramos...


         A derme é dividida em duas camadas: Camada papilar e camada reticular.
         A camada  papilar é formada por várias papilas dermicas. Estas são elevações que vão formar  as impressões plantares e palmares. Em todo corpo temos as papilas dermicas porém, nas mãos e nos pés elas são mais proeminentes e são únicas em cada pessoa.

                            pele3Dpapila.jpg (65377 bytes) 

          A segunda camada da derme é a camada Reticular. è nela que vão estar presentes todas as outras estruturas estudadas, como glândulas, terminações nervosas e etc.



                 Na camada reticular encontramos glândulas produtoras de sebo (sebáceas) e produtoras de suor (sudoríparas). As últimas se diferenciam em dois tipos: Sudorípara Típica e Sudorípara Atípica.
                 Antes de focarmos as especificidades de cada glândula, vamos lembrar um conceito que ajuda bastante a lembrar do tipo de glandula. As glandulas podem ser de três tipos: Merócrinas, Apócrinas e Holócrinas.
  • Merócrinas: Só secretam aquilo que produzem.
  • Apócrinas: Secretam o que produzem e parte do citoplasma da própria célula.
  • Holócrina: Secretam o que produzem e lançam, junto com a secreção, suas próprias partes.
                                    

Então, voltando o assunto, as glandulas sudoríparas possuem características diferentes quanto a profundidade, secreção entre outras:
    • Sudorípara Típica: São mais superficiais e se enovelam na derme. São glândulas merócrinas pois só eliminam o produto de sua secreção, ou seja, só secretam suor. Sua secreção é eliminada em poros sobre a epiderme. São menores que as sudoríparas atípicas. São encontradas em todo o corpo, exceto nos lábios e na glânde do pênis.
                                                           
    • Sudorípara Atípica: São mais profundas, se enovelando na hipoderme. São do tipo apócrinas pois secretam suor e parte do citoplama. Sua secreção é lançada ao folículo piloso. São maiores que as sudoríparas típicas. São encontradas nas axilas, região anogenital, cicatriz umbilical e papilas mamárias. São responsáveis pelo odor fétido do suor.



                      Na derme também encontramos o folículo piloso e ao final dele, uma glândula sebácea. O folículo piloso produz o pelo (daí o nome), enquanto a glândula sebácea produz o sebo, que tem como função lubrificar o pelo e possui também, substancias que matam as bactérias que não conseguiram penetrar na pele.



            Ao lado de todo folículo piloso existem músculos (músculo eretor do pelo) com a função de deixar o pelo ereto sempre que esteja frio, impedinde que o corpo perca calor para o meio formando uma camada de calor sobre a pele.
                                                     

                 A pele também é caracterizada pela grande sensibilidade graças a quantidade de corpusculos e terminações nervosas. Alguns dos corpusculos existentes são os de Meissner, de Pacine e de Ruffine.
  • C. de Meissner:  Percepção táteis. Estão nas saliências da pele sem pêlos, como ponta dos dedos.
  • C. de Pacine:  Captam especialmente estímulos vibráteis e táteis, ou seja, captam pressão.
  • C. de Ruffine: São receptores térmicos de calor.


                     Abaixo da pele NÃO FAZENDO PARTE DESTA, está a hipoderme ou tecido adiposo. Esse tecido atua como uma tela subcultânea ligando a pele as demais estruturas subjacentes, como músculos e ossos.
                   Para finalizar, os demais anexos da pele: Unhas e pêlos. Esses dois são constituídos por células epidérmicas queratinizadas, mortas e compactadas. Na base da unha ou do pêlo há células que se multiplicam constantemente, empurrando as células mais velhas para cima. Estas, ao acumular queratina, morrem e se compactam, originando a unha ou o pêlo. Cada pêlo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite sua movimentação, e a uma ou mais glândulas sebáceas, que se encarregam de sua lubrificação.


Bem pessoal espero que tenham gostado e que dê para estudar... Não esqueçam: AV2 TÀ MUITO PERTO!!!! ESTUDEM.

 Beijos

By Alana Lima
 



Um comentário: