quarta-feira, 4 de maio de 2011

Uma breve introdução ao Sistema Cardiovascular

      Como vocês sabem, nosso corpo é formado por milhares de células. Todas elas são capazes de exercer suas funções biológicas se estiverem sendo constantemente alimentadas por Oxigênio e nutrientes. Mas como é possível que o oxigênio inspirado e o alimento absorvido no intestino cheguem à todas as partes do corpo?                                                                  
.
.
.
.
.

Através do SISTEMA CARDIOVASCULAR, é claro!

      O sistema cardiovascular é o responsável pelo transporte de gases do corpo (oxigênio e gás carbônico), de hormônios (que são produzidas em glândulas e acabam exercendo suas funções em outras partes do corpo), de nutrienes (que são absorvidos no intestino mas tem que ir pra todo o corpo), de excretas (o lixo que as células produzem e que TEM que ir para os rins), por regular a temperatura do corpo e manter o pH constante (aff, quanta coisa, não acaba?) e por providenciar a defesa do organismo contra todo e qualquer agente invasor desgraçado do mal da escuridão das trevas, além de outras coisinhas mais. Ou seja, ele só quer ser o Chuck Norris!

Representação artística do sistema cardiovascular.
      O sistema cardiovascular é formado pelo sangue, pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O sangue é o elemento do sistema que vai estar diretamente responsável por exercer todas as funções do mesmo. Mas o sangue não se move pelo corpo do nada. Ele precisa de algo que o impulsione, de uma bomba. Pra isso serve o coração. Ao estar constantemente contraindo e relaxando (sístole e diástole, respectivamente), o coração é capaz de fazer com que o sangue esteja sempre circulando pelo organismo. Os vasos sanguíneos, por sua vez, serão os "encanamentos" responsáveis por carregar o sangue bombeado pelo coração através do corpo.

Fórmula do POW que inclui os componentes do sistema cardiovascular.
por Wenderson Lima

2 comentários: